Em dezembro de 2011, a convite do consulado da França, visitei a cidade de Lyon, onde ocorre tradicionalmente, em dezembro de todos os anos, a “Fète des Lumiéres”. É um festival de luzes que expõe vários artistas que trabalham com a luz no espaço urbano.
Sócios do Canela Light Fest no Brasil, João Mendes (Joni) e eu, Daniela Bousso, inicialmente decidimos trazer um festival de luzes para São Paulo. Após algumas conversas com potenciais patrocinadores, concluímos que deveríamos começar com um projeto de menor formato.
Como coordenador geral do projeto, Joni cuida da operação e eu como curadora, cuido dos conceitos, conteúdos e escolha dos artistas e obras. Com a mudança de Joni de São Paulo para Canela, ele sugeriu fazermos o festival nessa cidade, que tem uma escala urbana menor que São Paulo, o que permitiria uma condição adequada para visualização das obras. Assim nasceu o Canela Light – Fest.
O nosso festival tem algumas características que o diferenciam dos festivais de luzes que vêm sendo realizados – com sucesso – em várias capitais do mundo.
Qual o diferencial?
O Canela Light Fest trabalha com uma visada mais artística, deixando de lado os aspectos comerciais das obras. Somente trabalhos de cunho artístico integram o festival: DJs e VJs, Arquitetos, designers, performers, artistas visuais com vídeos, instalações, mapping, light painting ou esculturas de luz e intervenções urbanas. Todo este espectro de artistas pode participar do festival nas categorias que definem as suas obras.
Outro diferencial é o fato de o Canela Light Fest organizar um edital público a cada edição, com chamada pública para artistas de até 45 anos de idade, mediante inscrições que antecedem o festival. Um júri de competência reconhecida em nossa área, composto de 3 integrantes, é convidado a cada ano e assim participam novos artistas.
Neste ano de 2025 o júri foi composto por Adriana Boff, diretora artística do MAC de Porto Alegre, Lucas Bambozzi, vídeo artista e cineasta reconhecido por suas obras e curadorias e Daniel Lima, artista convidado desta edição.
Haverá várias trocas entre convidados e selecionados, que ocorrerão dentro da programação oficial desta primeira edição e serão franqueadas ao público, por meio de 5 debates que organizamos durante o evento. E a artista convidada a ministrar a palestra “A luz na Arte Contemporânea” é Katia Maciel, cineasta, vídeo artista e poeta, além de atuar na academia, assim como Lucas Bambozzi.
O festival oferece oficinas a crianças e adolescentes, para gerar conhecimento e aventuras no campo da arte digital e no da sustentabilidade. O Canela Light Fest é realizado apenas com luzes em LED, isto é, os artistas trabalham com energia limpa e o tema desta edição é Sustentabilidade!
O Canela Light Fest acontece em Canela de 1 a 4 de maio de 2025, das 19 às 23h.
**Os artistas estarão presentes durante o festival, podendo o público interagir com eles.
O circuito de obras pode ser feito a pé e o evento é gratuito. Tragam seus familiares e amigos, participem!
O FESTIVAL
PATROCINADORES:

APOIO:

REALIZAÇÃO:

FINANCIAMENTO:
